Pular para o conteúdo principal

A magia de Zé Pilintra


Zé Pilintra feiticeiro, catimbozeiro, entidade de fé e amigo de todas as horas, quebra todas as demandas, abre as porteiras, guardião da rua, conhecedor dos segredos da Jurema, padrinho. Esses são alguns de muitos predicados que ouvimos por aí quando nos referimos a essa entidade magnífica. Mas qual seria mesmo a sua história? Pois bem, existem dezenas de histórias referentes ao aparecimento dessa entidade e por esse motivo temos muitos “zés” que descem pelos terreiros do Brasil a fora. Alguns zés cariocas, do morro, outros zés baianos, zés alagoanos e por ai vai.
O que nos interessa saber mesmo é que a entidade de luz denominada Zé Pilintra faz parte de um culto sincrético denominado Catimbó e que surgiu no Nordeste brasileiro (mais precisamente em Pernambuco) e depois difundiu-se por todo o país e na umbanda pertence a ordem dos malandros.
Dentre as lendas de origem dessa entidade podemos citar ao menos duas: a primeira diz que o Zé nasceu no interior do Pernambuco e migrou para Recife fugindo da seca que atormentava a vida em sua cidade Natal. Ainda criança perdeu mãe e pai e precisou valer-se de si mesmo para viver. Cresceu em meio ao cais, realizando todos os tipos de trabalhos e sendo garoto de recados das prostitutas. Aprendeu muito jovem a “malandragem” necessária para ganhar o pão de cada dia. Dizem que quando rapaz começou a frequentar os terreiros e também ter contato com os índios. Assim, tornou-se mestre juremeiro consagrado embora jamais tenha deixado de viver à margem da sociedade.
Uma segunda lenda conta que a entidade era quando vivo o senhor José Gomes da Silva, nascido no interior de Pernambuco, um homem negro muito forte e habilidoso no gingado de capoeira e com as facas, portanto dizem que ninguém tinha coragem de enfrenta-lo em uma briga pois isso era o mesmo que desejar a própria morte. Era também um grande jogador que gostava de aguardente e noitada. Era um homem bom de coração que gostava de ajudar os necessitados e tratava as mulheres como verdadeiras rainha. E, como não poderia deixar de ser, um ótimo dançarino. Nessa lenda o senhor José Gomes da Silva também tinha contatos com os terreiros da Jurema.
Mas o que é um mestre Juremeiro?
Um Juremeiro é aquele que além do culto aos orixás também cultua a Jurema sagrada que seria um conjunto de ervas manipuladas juntas para uso através de bebida. O mestre juremero é aquele que conhece o segredo do preparo dessa bebida e é iniciado nessa arte sagrada que seria não só o preparo mais a consagração da mesma. Alguns historiadores chamam a atenção para o fato de que o maior sincretismo está exatamente no ponto de união entre crenças de origens africanas e crenças xamânicas pois essas ervas e seu preparo para o consumo seria de conhecimento apenas de xamãns. Mas há outros historiadores que dizem que a Jurema sagrada nasceu em 1532 e que junta conceitos do catolicismo, da bruxaria europeia, dos indígenas e finalmente dos cultos africanos.
Um fato interessante é que a figura do Zé Pilintra sempre está muito relacionada com a Jurema. Podemos observar isso facilmente em seus cânticos, que são denominados Pontos, pela umbanda e também pelas correlações de nomeações que vemos seus filhos e apadrinhados o chamando. Também já pude presenciar por várias vezes em terreiros entidades incorporadas que sempre contam uma história onde o Zé Pilintra e o segredo da Jurema estão completamente relacionados e que essa entidade teria inclusive aprendido como preparar a Jurema diretamente com os xamãns. E realmente é notório o carinho e admiração que essa entidade em particular nutre pelos índios e caboclos brasileiros.
Bem, como não é só de histórias e lendas que sobrevive a entidade, fato é que o culto ao Zé Pilintra no Brasil é bem forte e ele é chamado para auxiliar nos mais diversos problemas como, por exemplo: vida amorosa, dinheiro, situações na justiça, problemas com vícios, proteção espiritual e principalmente quando o assunto é quebrar uma demanda forte. E eu já vi até matérias em jornais de grande circulação contando histórias de pessoas que receberam o chapéu da entidade no terreiro e se livraram de acidentes, assaltos etc.
Eu sou suspeita em falar sobre essa entidade pois a tenho no mais profundo do meu coração como meu guardião de frente, padrinho, protetor e amigo mesmo! Quase um pai! Nunca existiu nada que eu pedisse ao seu Zé que ele não me atendesse prontamente ou me dissesse que era para esquecer, pois ele é bem assim: se dá para ser feito ele faz mas se não der também ele informa e jamais engana alguém com falsas promessas.
É um espírito muito alegre que enche terreiro pela sua simpatia e dotado de um magnetismo ímpar. Eu nunca conheci alguém que reclamasse ou dissesse que não gostava do seu Zé e conheço várias pessoas que vão ao terreiro apenas quando seu Zé Pilintra vai descer por lá, porque sem falsa modéstia essa entidade é um show à parte. Mas não pense por um só minuto que pelo fato dele ser tão carismático e divertido não se trata se um espírito de luz ( e muita luz), extremamente observador e sagaz. E também sabe ser severo quando é necessário. Seu Zé não faz rodeios quando precisa dar recado e nem gosta de coisa torta. Gostam muito de fama dele como mulherengo e jogador mas a grande verdade é que essa entidade é séria e prima pela moral e pela verdade. É honesto e exigente quando o assunto é justiça. Portanto é sim uma entidade que precisa ser levada a sério e quem está de frente dele precisa saber e estar preparado para ouvir não aquilo que deseja mas a realidade mesmo que ela te doa. Existe uma frase do seu Zé, muito veiculada por aí, que é quase um mantra dele e eu penso que ela reflete muito do que é a personalidade e a linha de trabalho dessa entidade: “A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória”.
Trata-se também de uma entidade altamente versátil que transita por todos os meios. Eu já tive notícias de centros espíritas kardecistas que tomaram um susto quando em determinado trabalho chega o seu Zé para resolver um assunto. Também já tive notícias de outros centros kardecistas que possuem trabalhos ativos com seu Zé Pilintra. Já ouvi falar dele em meio esotérico, ocultista e etc. Vale ressaltar que essa entidade não é um Exu. Ele não está na linha dos exus, embora tenha relacionamentos com eles e com as pombagiras. No entanto, é comum achar por aí pesquisas que o coloquem na posição de exu ou que o nomeie como “exu Zé Pilintra”, mas eu acredito que seja apenas para fins didáticos ou de crença pessoal.
 O pesquisador, Edmundo Pelizzari (aliás, eu recomendo muito o trabalho desse pesquisador), costuma falar que seu Zé é um espécie de mistério para os cultos umbandistas pois não sabem onde enquadrá-lo, já que trata-se de uma entidade que desce aos mais profundos e sombrios espaços em busca de auxiliar como também sobe aos espaços iluminados com toda a facilidade. Portanto, era comum que no passado ele descesse em qualquer gira! Isso mesmo! Ele podia vir no meio dos caboclos, dos pretos velhos, dos exus e etc. Foi ai que criaram uma linha específica só para ele e agora na maioria dos centros de umbanda ele realmente desce quando a gira é da malandragem.
Como fazer para pedir a ajuda do seu Zé
Vou relatar aqui as minhas formas pessoais de pedir o auxílio dessa entidade e como ele ensinou-me a trabalhar e solicitar os seus préstimos. Portanto, muitas pessoas por aí poderão ensinar outras formas e ter outros conceitos e isso é perfeitamente normal e aceitável já que estamos falando de espiritualidade e nesse ponto o que de fato funciona é a sua fé pessoal e o caminho que cada um decida percorrer.
Uma das coisas que ele próprio me ensinou é que se eu precisasse dele com rapidez eu pudesse cantar um de seus pontos. Assim, ele ensinou-me que dentre os pontos que existiam eu escolhesse um que me trouxesse maior afinidade e que realmente me fizesse lembrar dele.
Eu já o solicitei desse forma várias e várias vezes, inclusive na rua quando me senti por algum motivo ameaçada ou quando achei que estava em um local perigoso. Nessas horas, eu o chamo mentalmente, cantando seu ponto na minha cabeça e mentalizando bem forte a sua imagem. E eu sempre obtive a ajuda que precisava.
Também é possível acender velas para seu zé. As cores dele são o branco e o vermelho então geralmente as velas que acendem solicitando algum tipo de auxílio a essa entidade são essas.
Para aqueles que são mais afinizados com o meio magístico e que possuem um conhecimento maior e estão acostumados a fazer rituais eu deixo aqui o ponto riscado do seu Zé. Pode ser que alguns umbandistas me contradigam mas para mim esses pontos riscados são como os sigilos que nós trabalhamos na magia. Portanto eu o uso assim e sempre funcionou e eu nunca atraí nada da ruim e nem nenhum outro problema. Você também encontra esse ponto riscado em amuletos e anéis para guardar na bolsa, na carteira ou utilizar como amuleto de proteção mesmo.

Eu geralmente desenho o ponto/sigilo em um papel e monto no meu altar pessoal com uma vela vermelha e outra branca (claro que isso depende muito da necessidade e da dificuldade do que estou pedindo), ás vezes coloco um cravo branco ou vermelho, pois é uma flor que ele gosta muito e um incenso de alecrim. Eu uso o alecrim pois ele já cansou de repetir para mim várias e várias vezes o quanto ele gosta dessa erva em especial e como ela é importante em vários aspectos espirituais. Você também pode colocar o alecrim no pé da vela ou em um prato separado, enfim a criatividade e a fé é livre!  Algumas vezes eu também acendo um cigarro e deixo ali queimando. Mas também já vi gente que colocou copo de cachaça com o cigarro em cima e está tudo certo.
Se você é uma pessoa ritualística e gosta muito disso, também pode acrescentar os elementos que são comuns a essa entidade como, por exemplo:  o baralho, o punhal, a imagem dele, a guia ( que você consegue comprar em lojas de artigos de umbanda), charutos, dados, cinzeiros, o chapéu característico do seu zé, rosas vermelhas (porque ele sempre foi um cavalheiro rs) e moedas.
 Existem algumas orações específicas que ensinam para pedir ajuda do seu Zé Pilintra. Eu nunca as utilizei mas obviamente faço as minhas preces individuais que se afinizam com os meus credos particulares. Portanto, eu as deixarei aqui caso você assim deseje as utilizar. Contudo, como eu canso de repetir e vou continuar repetindo por toda a minha vida a fé é livre e particular! Você pode usar aquilo que te for mais apropriado e que melhor se enquadre no seu coração e nas suas crenças pessoais. Logo, se você quiser criar sua própria evocação, vai fundo! Se você prefere rezar um Pai Nosso ou uma Ave Maria, está correto também. Quem somos nós para querer conduzir ou doutrinar algo tão individual ou profundo como a crença de outro ser humano? No final, não existe muito isso de certo, errado, ou tem que ser feito exatamente assim porque é dessa vertente específica e blá, blá, blá. O que existe mesmo é aquilo que faz bem para a sua alma e que ao final você sente que te trouxe paz e alento. Lembre-se que espíritos de luz são seres que se prestam ao auxílio do próximo e ele não vai deixar de te atender porque você acabou deixando de colocar um cravo da índia no dia que acendeu uma vela vermelha que na verdade já estava meio rosa porque desbotou. Não, gente! Eles são espíritos de luz e os rituais são mais importantes para nós do que até para eles (vou falar a respeito disso em outro artigo). O que realmente interessa para eles são as nossas intenções, a nossa fé, o que habita de fato em nossos corações. Só peça com fé e carinho, tenha devoção e amor e lembre-se de ter gratidão, pois essa é uma entidade humilde e devota. E você verá que seu Zé não há de te faltar e não te abandonará pois não se tem notícia dele abandonar qualquer filho seu. Muita luz e paz sempre!
Orações a Seu Zé Pilintra
Essa oração foi retirada de um site de umbanda:
Oração aos Malandros (Zé Pelintra)
Saravá os Malandros!
Salve Deus Pai Criador de todo o Universo.
Salve Oxalá Força Divina do Amor, exemplo vivo de abnegação e carinho.
Bendito seja o Senhor do Bonfim.
Salve Zé Pelintra, mensageiro de Luz, Guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus Cristo, praticam a caridade.
Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia;
Dai-nos o bom conselho;
Dai-nos apoio, instrução espiritual que necessitamos para dar aos nossos inimigos o amor e a misericórdia, que lhe devemos pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens sejam felizes na Terra, e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódios.
Tomai-nos Zé Pelintra sob vossa proteção;
Desviai-nos dos espíritos atrasados e obsessores, enviados por nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.
Iluminai nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e nosso coração abraçando-nos na chama do vosso amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-nos Zé Pelintra nesta necessidade.
Concede-nos a graça do vosso auxílio junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo em favor deste pedido (faça o pedido).
E que Deus nosso Senhor em sua infinita misericórdia, nos cubra de bênçãos e aumente a vossa luz e vossa força.
E que assim eu possa espalhar sobre a Terra a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 Oração de força a seu Zé Pilintra
Salve Deus, Pai Criador de todo o Universo.
Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho.
Bendito seja o Senhor do Bonfim.
Bendita seja a Imaculada Conceição.
Salve Zé Pelintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade.
Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia. Dai-nos o bom conselho. Dai-nos a proteção quando puderdes. Dai-nos o apoio, a instrução espiritual de que necessitamos para darmos aos nossos inimigos o amor e a misericórdia, que lhe devemos por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos o homens sejam felizes na terra e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódios.
Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.
Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-me, Zé Pelintra, nesta necessidade, concedendo-nos a graça de vosso auxílio junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que fazemos agora (faz-se o pedido).
E que Deus Nosso Senhor, em sua infinita misericórdia vos cubra de bênçãos e aumente a vossa luz e a vossa força, para que mais e mais possas espelhar sobre a terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Retirado do livro Preces Para Todos os Momentos, Tríade Editorial, Edson Orphanake 




Comentários

  1. Falar desse homem é um prazer poder expressar minha gratidão.
    Ele me livrou da covardia ,da morte,Ele pediu pra q eu seguisse seus conselhos e nunca me deixaria.
    Me ajudou a conquistar meu sonho,Me guardou em todos os caminhos,Me livrou da fome.....um verdadeiro pai,brigou comigo quando mereci, Me repreendeu. ..Enfim eu tenho o meu Zé Pilintra das Almas e Zé do Catimbó passou a ser meu tbm ,Não faço nada para o meu sem q ele receba tbm,Não peço nada e tbm não falo com ele....É meu tbm ,só posso dizer OBRIGADO POR SER UM PRESENTE NA MINHA VIDA ,ME AJUDAR NESSA CAMINHADA,ME LIVRAR DA MORTE E ME AJUDAR A REALIZAR MEU SONHO.
    OBRIGADO POR IR NAQUELE LUGAR E OPERAR O LEONARDO ...OBRIGADO POR TUDO ,TE AMO DEMAIS 😢😢😢😢😢😢❤❤❤❤❤❤Minha eterna gratidão !

    ResponderExcluir
  2. Amo seu Ze tenho um enorme respeito e gratidão por ele.
    Um certo dia Gui a casa de uns amigos que eram de umbanda e recebiam suas entidades em casa,certo dia fui visitar eles e quem veio seu Ze falar comigo dizendo que precisava ir nos homens de branco mas não fui assim tão depressa,um dia deitada na cama com minha mãe hoje já falecida disse a ela "mãe tem algo mexendo em minha barriga ela com seu jeito me disse deve ser a mãe do corpo filha ela se mexe mesmo e me perguntou se minha menstruação estava em dia disse que sim pois ela vinha junto com a dela.
    Fui passar no g.o conclusão me pediu exames e tudo mais meus exames deram negativo fui fazer ultrassom minha mãe foi comigo deitei quando ele começou a fazer o exame de disse parabéns vc será mamãe.Meu Deus meu mundo veio abaixo pensei no meu pai minha mãe chorava demais não sabia se era de medo ou felicidade sai do consultório a minha vontade era de me jogar em frente ao ônibus mas minha mãe não deixou disse que tudo iria se resolver eu disse mãe o pai vai me matar eu só tinha 17 pra 18 anos filha única mulher ele já me batia muito na minha mãe ter
    Também.
    Voltei na casa desses meus amigos e como sempre seu Ze vinha falar comigo e me disse que estava gravida sim que ele iria me proteger desse dia em diante que sempre que meu pai chegava do trabalho era pra mim firmar o pensamento nele que ele iria estar lá gente vcs não acreditam quando meu pai não estava minha barriga ficava linda o bebê mexia o dia inteiro quando meu pai estava na hora de chegar do trabalho nem parecia que estava grávida.
    Um certo dia meu pai chegou parecendo que tinha um demônio no corpo.me pegou pelo pescoço e disse que alguém ligou no trabalho dele dizendo que estava gravida que ele estava cego que não enchergava pegou um ferro e me bateu tanto na barriga e falava se estiver vai descer que nada seu Ze me protegeu eu e meu filho no mesmo dia sai de casa pois ele não aceitava de jeito nenhum.
    Hoje meu filho Kalil está com 22 anos e está vivo graças a ele só tenho gratidão por ele sempre meu anjo de guarda seu Ze 😍😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A noite de São Bartolomeu

A NOITE DE SÃO BARTOLOMEU  Médium: Wera Krijanowskaia Espírito: Conde J.W. Rochester Conteúdo doutrinário:  Nessa obra, Rochester mostra todo um cotidiano de intrigas, fofocas, delações e traições que estiveram por trás de alguns acontecimentos. Narra o casamento de Henrique de Navarra (protestante) com Margarida de Valois (católica, filha de Catarina de Médicis, rainha-mãe) que foi usado como isca para atrair protestantes (hunguenotes) numa cilada. Uma história que fala de fanatismo bárbaro.

Ritual da Chama Violeta

A chama violeta é o sétimo aspecto ou sétimo raio que atua como força cósmica universal para equilíbrio, limpeza e harmonia dos cosmos. Atuantes em cada raio estão os senhores dos raios ou mestres ascensos que são seres de alta manifestação de luz entre os homens e os anjos, e formam a Grande Fraternidade Branca. Junto com cada mestre ascenso estão presentes: anjos, arcanjos, eloins e serafins, portanto estamos sim, de certa forma, falando de magia angelical.  Regendo o sétimo raio e portanto guardião da chama violeta está Saint Germain com seu complemento divino, Pórtia.  A Chama violeta é também conhecida como chama da liberdade pois possui poderes de transmutação de causa e efeito das memórias, traumas e manifestações negativas dos nossos "eus" e "egos", consumindo e transmutando completamente. E é por esse motivo que Saint Germain é muito conhecido como o grande alquimista e portanto a chama violeta é a chama da alquimia.  Você pode e deve tr