Pular para o conteúdo principal

Elementos Mágicos


A Magia das Velas



Sempre senti falta de encontrar um artigo mais completo que me desse um direcionamento mais amplo acerca da magia das velas. Contudo, sempre que pesquisei o tema de uma forma mais rápida, tudo que encontrei foi bem superficial. Assim, me restava pesquisar dias e dias em livros e livros para filtrar conteúdo. E, um assunto que poderia ser bem menos complexo (era o que o eu acreditava), tomou âmbito de uma complexidade imensa. Eu não sei vocês mas para mim não bastava apenas saber para que servia uma ou outra cor de vela. Eu queria entender a fundo o significado do que era a utilização de uma vela para ritos mágicos e quais eram as propriedades que eu estava manipulando naquele momento.
       A vela é sim um atributo sagrado e deve ter o respeito e o merecimento que um atributo sagrado personaliza em si. Ela mexe com o imaginário das pessoas desde os tempos mais remotos. Basta-nos refletir alguns instantes e notaremos que basicamente todos os segmentos religiosos as utilizam fartamente em seus ritos.
       As velas encerram em si a magia dos quatro elementos: terra(pavio), ar(oxigênio que é o agente de combustão para a queima da chama), fogo(a chama da vela em si) e água(parafina). Além disso acabam por ter um quinto elemento de fundamento mágico muito poderoso: a mente. Faço essa afirmação baseada na proposição de que a vela por si só encerra na psiquê humano a ideia de iluminação, de enxergar ou de tirar o véu da escuridão que nos cega. Ela mexe com o nosso inconsciente de forma muito mais poderosa do que sequer podemos imaginar. Isso se deve ao fato do próprio simbolismo que ela representa e obviamente esse simbolismo é universal, portanto estamos sim falando de algo muito poderoso que é o inconsciente coletivo.
       O ato de acender uma vela simboliza a clareza da mente e do espírito. O acolhimento e a transmutação através do fogo de suas chamas. Assim vejamos alguns simbolismos básicos da utilização das velas de forma universal:
      Quando fazemos aniversário colocamos velas nos bolos. Algumas vezes com números que representem a trajetória vivida até aquele momento e outras vezes apenas a vela enfeitada ou comum para festas de aniversário. O ato de apagar as velas ao final da canção festiva e fazer um pedido simboliza a persistência do sopro de vida superior em relação a tudo que já foi experienciado ao longo da trajetória de vida até aquele momento.E, o pedido feito naquele momento simboliza o ato de elevar o seu desejo a um plano superior. Um atributo mágico desse ritual de aniversário é que geralmente o individuo está feliz, alegre e satisfeito na comemoração com seus entes mais próximos e portanto encontra-se em um estado mental propício para desejar e acatar o desejo.
     Também é muito comum que vejamos velas em velórios e geralmente estão próximas ao defunto. Elas simbolizam a iluminação para que o espírito encontre clareza e o seu caminho depois da vida. Também simbolizam a elevação e pureza (por isso geralmente são brancas) do espírito até os céus.
     Até aqui já deu para compreender mais ou menos que as velas tem toda uma simbologia mágica e que essa simbologia está intrinsecamente ligada a nosso inconsciente coletivo pois realizamos ao longo de nossas vidas inúmeros rituais com velas mesmo que não sejamos religiosos.
    Mas, se por uma lado a vela em si tem uma representatividade simbólica universal já as suas cores não seguem o mesmo padrão. Observo que algumas pessoas têm um certo desconforto quando tratamos de cores de velas e automaticamente já possuem um simbolismo, que também pode ser ideológico e social acerca das cores quando vinculadas ás velas. Dessa forma, é comum que busquem em artigos, livros e sites o simbolismo das cores e como trabalhar com cada uma delas. Portanto muitas vezes não é só importante entender sobre um assunto mas é extremamente eficaz que o internalizemos de forma que nosso inconsciente trabalhe a nosso favor pois no momento em que damos a ele um simbolismo estamos passando uma mensagem clara do que queremos. O que estou tentando dizer com tudo isso é que o seu campo mental deve ser propício para trabalhar e alcançar um determinado fim.
   Veja, de nada te adiantará acender uma vela amarela porque você leu em algum lugar que simboliza energia, alegria, mudança, sabedoria e etc. É extremamente importante que essa representatividade seja especial para você como pessoa. É muito mais importante o sentir!
   Portanto, devemos refletir acerca dos simbolismos que vemos nas cores e como lidamos com esses simbolismos. A pergunta deve ser: o que essa determinada cor representa para você? E então, você terá a resposta de qual cor de vela pode e deve acender para determinada circunstância ou determinado fim.
    Mesmo assim eu vou deixar disponível nesse artigo o que, de uma forma geral, representa cada cor de vela para a magia. No entanto eu ainda ressalto que ao ler você deve questionar-se acerca desses significados e como eles significam para você. Portanto, é muito bom que busquemos um estado reflexivo e meditativo para fazê-lo. O que? Pensou que fosse achar uma receita pronta? De forma alguma! Esse aqui é mundo da magia e nele temos que nos trabalhar e descobrir-nos constantemente.

Cores das velas e seus possíveis significados e atributos mágicos:


Vela branca: Essa é universal. Geralmente todo mundo entende que o branco representa a pureza, a inocência, a elevação, o bem e etc. Portanto, na ausência de qualquer outra cor de vela, geralmente recomenda-se que utilize-se a vela branca.


Vela Amarela: Poder da mente e do espírito iluminado portanto é muito utilizada também para propósitos meditativos. Representa em si a sabedoria, a alegria, alimentação e geração de vida já que remete ao sol.

Vela Laranja: Muito relacionada a prosperidade e a abundância. Também representa o vigor e a disposição ou a capacidade de auto suprir-se.

Vela vermelha: Símbolo universal da sexualidade e da paixão. Mas também representa a compaixão, força, a coragem e o dinamismo. Conheço muitas pessoas que se utilizam de velas vermelhas quando desejam que as coisas aconteçam de força muito rápida.

Vela Verde: Saúde, bem estar, equilíbrio. Também muito relacionada a natureza e ao processo de suprimento vital.

Vela Rosa: amor, compreensão, afetuosidade. Muito utilizada para as questões de relacionamento. Mas atenção os relacionamentos não são apenas os amorosos. É possível utilizar uma vela rosa para fins de aproximação, perdão, harmonia ou quando se quer restaurar a paz e o afeto no lar ou nos ambientes.

Vela Azul: Calma, tranquilidade, espírito, equilíbrio, confiança, proteção.

Vela violeta: Transmutação de elementos, energias, situações. Usada muito em processos também de proteção por sua capacidade transformadora.

Vela marrom: Muito relacionada ao elemento terra. Também relacionada a tudo que remete a prosperidade, aos ganhos materiais e financeiros ou a tudo que esteja vinculado a terra. Muito utilizada também quando queremos que uma situação se equilibre ou uma pessoa mantenha os pés firmes no chão.

Vela preta: Geralmente é utilizada para banimentos, ou seja, para remover tudo que é ruim e consumir. Contudo, o inconsciente coletivo costuma ligar a vela preta ao mal. Portanto, tenha cuidado ao usá-la. Eu aconselho que a mente seja amplamente trabalhada para sua utilização.

                                                                                                           



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritual da Chama Violeta

A chama violeta é o sétimo aspecto ou sétimo raio que atua como força cósmica universal para equilíbrio, limpeza e harmonia dos cosmos. Atuantes em cada raio estão os senhores dos raios ou mestres ascensos que são seres de alta manifestação de luz entre os homens e os anjos, e formam a Grande Fraternidade Branca. Junto com cada mestre ascenso estão presentes: anjos, arcanjos, eloins e serafins, portanto estamos sim, de certa forma, falando de magia angelical.  Regendo o sétimo raio e portanto guardião da chama violeta está Saint Germain com seu complemento divino, Pórtia.  A Chama violeta é também conhecida como chama da liberdade pois possui poderes de transmutação de causa e efeito das memórias, traumas e manifestações negativas dos nossos "eus" e "egos", consumindo e transmutando completamente. E é por esse motivo que Saint Germain é muito conhecido como o grande alquimista e portanto a chama violeta é a chama da alquimia.  Você pode e deve tr...

A magia de Zé Pilintra

Zé Pilintra feiticeiro, catimbozeiro, entidade de fé e amigo de todas as horas, quebra todas as demandas, abre as porteiras, guardião da rua, conhecedor dos segredos da Jurema, padrinho. Esses são alguns de muitos predicados que ouvimos por aí quando nos referimos a essa entidade magnífica. Mas qual seria mesmo a sua história? Pois bem, existem dezenas de histórias referentes ao aparecimento dessa entidade e por esse motivo temos muitos “zés” que descem pelos terreiros do Brasil a fora. Alguns zés cariocas, do morro, outros zés baianos, zés alagoanos e por ai vai. O que nos interessa saber mesmo é que a entidade de luz denominada Zé Pilintra faz parte de um culto sincrético denominado Catimbó e que surgiu no Nordeste brasileiro (mais precisamente em Pernambuco) e depois difundiu-se por todo o país e na umbanda pertence a ordem dos malandros. Dentre as lendas de origem dessa entidade podemos citar ao menos duas: a primeira diz que o Zé nasceu no interior do Pernambuco e migr...

A Obra Magna - O despertar da consciência

Autor: V. M. Uriel Conteúdo doutrinário:  Prezados leitores, impulsionado pela minha Mônada Sagrada V.M. Uriel, coloquei-me a redigir estas páginas com o intuito de ampliar o entendimento sobre os ensinamentos Cristãos, à todos os irmãos que estão ouvindo o chamado e se lançando como verdadeiros evolucionários de si mesmos . Esta Obra é irmã da Obra do V.M. Raphael, Planeta Terra Um Mundo em Chamas, sem o qual, sem a vivência e compreensão dos temas ali abordados, seria impossível redigir estas linhas, a Quem sou profundamente agradecido por todo apoio e dedicação. Estas páginas chegam àqueles que já receberam os livros que ora divulgamos, tem o objetivo de auxiliar os irmãos que se propõem verdadeiramente a vivenciar os ensinamentos Cristãos, no trabalho  de auto-conhecimento e de eliminação dos agregados psíquicos, buscando a Real Libertação, a Felicidade Autêntica ao retornar aos braços do Pai! Há que se viver aquilo que se predica, esta Obra não se trata de palavr...