A nossa casa contém a identidade energética de todos aqueles que a habitam, quase como um tipo de assinatura. Nela estão impregnados todos os pensamentos, emoções, vivências, sonhos, conflitos, dores, tristezas, momentos de paz e alegria e também os momentos de brigas e conflitos. Manter o lar sempre limpo na sua atmosfera psíquica e energética deve ser um hábito tão comum quanto limpar a casa fisicamente. Existem muitos lares que são perfeitamente organizados e limpos fisicamente no entanto a desordem espiritual e energética é tão grande que chega a causar mal estar.
Já ouvi muitos relatos de pessoas que pintam a casa de cores claras pois tem a impressão constante que o espaço é escuro e sombrio. No entanto a pintura funciona por uma semana ou alguns meses e depois volta novamente aquela sensação de ambiente escuro. O mesmo acontece com referência a limpeza do lar. Algumas pessoas passam a vida organizando e limpando a casa pois dizem que têm a sensação que a casa nunca está efetivamente limpa. Essas sensações têm muito a ver com a carga espiritual, com as energias presentes no ambiente. Vale ressaltar aqui que como foi dito essas energias são acumuladas e perpetuadas pelos próprios habitantes do lar. Portanto, existem sim várias fórmulas e aplicações que ajudam na limpeza e proteção dos espaços retirando as memórias negativas e pesadas e filtrando emanações que porventura vêm de fora como também equilibrando as energias ali presentes, contudo cabe aos habitantes do lar manterem hábitos de higiene mental saudáveis e trabalharem para uma convivência harmoniosa.
Assim, vamos as dicas de hoje:
O uso dos Cristais
Os cristais são portadores de imensa energia de proteção e transmutação pois eles não permitem a acumulação de energia densa e também conseguem trabalhar como uma espécie de filtro energético na aura dos ambientes e dos habitantes do lar.
A energia de composição dos cristais está vinculada com o processo de formação dessas pedras diretamente na natureza. Eles representam a força do elemento terra. Portanto, indica-se que sempre se dê a preferência para os cristais em sua forma mais bruta, ou seja, sem lapidação. Pois assim ele manterá a aura vibracional mais próxima do natural possível.
Para os habitantes da casa os cristais agem diretamente de uma forma mais sutil nos chakras humanos que absorvem suas energias e vão distribuindo gradualmente para todo o corpo.
Nos ambientes eles proporcionam não só a proteção como também o equilíbrio das energias.
Mas, atenção: os cristais devem ser devidamente limpos e energizados pois por terem propriedades de filtros, muitas vezes eles podem absorver as energias altamente negativas geradas pelas brigas, gritos, raivas, ódios, desequilíbrios de toda sorte e desarmonias e isso diminui e muito a eficácia de sua ação, pois ele pode ficar "sobrecarregado" uma vez que essas energias são extremamente densas e negativas. Para limpá-los e energizá-los basta que você leve seus cristais a uma cachoeira, lago, rio ou mar e os banhe nas águas naturais. Também pode defumá-los com os incensos apropriados ou deixá-los de molho em água com sal marinho por uma média de trinta a quarenta minutos.
Uma dica minha é deixar os cristais em água limpa no contato do sol e da lua. Isso fará com que seus cristais fiquem bem energizados e possam trabalhar com muita eficiência.
O Uso das plantas
As plantas harmonizam os ambientes e proporcionam calma, paz, alívio de stress e felicidade à psiquê humana e esse é um fato científico. Não é a toa que os médicos recomendam insistentemente que tenhamos mais contato com a natureza como um todo pois isso alivia a mente e ajuda na produção da endorfina que nada mais é que um neuro hormônio produzido pela nosso organismo para o alívio da tensão e da dor e atuante no humor amenizando o stress, a ansiedade e a depressão.
Esse já seria um motivo suficiente para ter plantas no seu lar. Afinal, quem nunca sentiu uma sensação de paz e felicidade quando olhou aquele belo arranjo floral?
Pois bem, o fato é que tudo tem energia e gera energia e com as plantas isso não é diferente. Portanto, elas não só agem fisicamente no seu cérebro como também possuem funções de equilíbrio e proteção de energias do seu ambiente. Inclusive a famosa técnica oriental, o feng shui, para harmonização dos ambientes recomenda a utilização de plantas naturais nos ambientes do lar.
Algumas plantas possuem o poder mágico de proteção e já são até bem conhecidas como: o alecrim, o guiné, a espada de São Jorge, a pimenta, a arruda, o louro, comigo ninguém pode e o manjericão. Algumas pessoas, inclusive, fazem um vaso com as plantas sagradas e colocam na entrada da casa para que as plantas sejam capazes de captar as energias das pessoas no momento em que chegam no lar.
Um dica minha é que se você puder e gostar mantenha em casa arranjos de flores e folhagens e observe atentamente o desenvolvimento dessas plantas pois elas "conversarão" com você para informarem quando o ambiente está carregado demais ou quando uma energia intrusa está atacando o seu ambiente. De que forma elas farão isso? Simples, se você tem cuidado de suas plantas de forma correta e ainda assim elas não crescem, morrem à toa e começam a ficar queimadas e secas então é hora de ficar esperto pois alguma coisa não anda muito bem no seu ambiente.
Lembre-se que as plantas são altamente sensíveis e são excelentes companheiras.
O Uso do Sal grosso
O sal grosso marinho tem a propriedade de limpeza total de energias. Portanto, ele é um excelente aliado e um grande amigo quando queremos remover memórias astrais, fluxos de pensamentos indesejados, formas pensamentos e energias densas que ficaram armazenadas no ambiente.
Além disso ele pode ser utilizado de forma harmoniosa na sua própria decoração com arranjos de plantas, pedras, e madeiras como a canela, o cravo etc.
Experimente criar um belo arranjo com o sal grosso e deixe fluindo essa energia incrível no seu ambiente. Uma dica minha é usá-lo como catalizador de energias fazendo um arranjo simples de sal grosso e carvão. Pois o carvão tem a propriedade de absorver essas energias densas que serão facilmente higienizadas pelo sal grosso.
Você também pode usá-lo diretamente na limpeza do seu ambiente passando um pano com uma solução de água e sal grosso em toda a casa. Mas, se for fazer isso procure sempre terminar a limpeza na porta da frente da casa, ou seja, comece a limpeza de trás para frente dos cômodos até chegar a porta de saída. Uma dica minha e que depois de fazer a limpeza com o sal grosso você passe um segundo pano com uma solução de água e alguma essência própria para o que mais deseja naquele momento (você pode entender mais sobre esse assunto aqui: https://omundoqueencontrei.blogspot.com/2019/02/os-oleos-essenciais-e-magia.html), pois assim você remove as energias densas e depois energiza o seu ambiente.
O uso dos defumadores de incensos
Os incensos e as defumações têm propriedades de purificação, energização e proteção dos ambientes. Antes de realizar uma defumação com ervas em seu ambiente, você deve compreender que cada erva possui uma propriedade e é indicada para um determinado fim (você pode entender mais sobre o assunto aqui: https://omundoqueencontrei.blogspot.com/2019/02/o-incenso-como-atributo-magico.html)
Para realizar uma defumação com ervas será necessário o uso de um turíbulo ou um incensário com carvão em brasa. Uma vez que a brasa esteja acessa você vai jogando as ervas de sua preferência e deixando que a fumaça produzida adentre bem o ambiente. Minha sugestão é defumar bem os cantos, atrás das portas e todas as aberturas da casa como portas e janelas. Lembre-se que esse é um ritual portanto mantenha a mente elevada nesse momento e o foco naquilo que você mais deseja. As defumações são realizadas em média a cada quinze dias ou uma vez por mês. Obviamente que se você sente a necessidade de realizá-las mais vezes não há nenhum problema nisso pois não existe uma contra indicação.
Uma dica minha é a defumação com a casca do alho. Eu geralmente vou guardando em um recipiente limpo as cascas dos alhos que vou utilizando ao longo da semana e na sexta-feria eu faço uma defumação com aquelas cascas e quando sinto a necessidade mesclo com outras ervas como o alecrim, por exemplo. O alho é ótimo para nos livrar de energias emanadas por terceiros. Além de agir como um protetor muito forte.
Você também pode usar os incensos á vontade no seu ambiente como princípio de proteção, purificação, harmonização e etc.
O uso das mandalas
As mandalas são tão importantes e incríveis que merecem vários tópicos só para elas. Não é a toa que Carl Jung dedicou um livro inteiro só para falar sobre o tema. Elas são incríveis pois agem diretamente no nosso inconsciente.
São símbolos de proteção e equilíbrio que fazem com que nosso inconsciente trabalhe profundamente nesses aspectos em nossas vidas.
Além disso elas são incrivelmente belas e proporcionam um ótimo material decorativo. Você mesmo pode produzir a sua mandala ou pode pintá-la da forma que desejar. Existem vários sites na internet e livros em livrarias e papelarias disponíveis com mandalas já desenhadas para que você coloque o seu inconsciente para trabalhar na criatividade artística. É muito importante que você sinta uma conexão especial com a sua mandala, portanto, você pode até escolher uma na internet, imprimir e colocar em um quadro, por exemplo, mas se for fazer isso então eu sugiro que você pense e reflita muito olhando para a mandala que você escolheu e sentindo uma conexão forte com ela. O que eu quero dizer é que você tem que gostar muito do que está vendo e aquela imagem tem que trazer a você uma sensação profunda de paz, harmonia, integridade, segurança etc.
As mandalas trabalham as energias e os fluxos delas quase que as direcionando inteligentemente para os locais de nossa casa que mais estão carentes de energias ou com acúmulo delas, ou seja, elas equilibram o fluxo das energias que estão no ambiente, as filtram, transmutam e devolvem exatamente onde são necessárias. Além disso elas trabalham a segurança e a proteção dos ambientes. Já ouvi inúmeras histórias de pessoas idôneas e honestas sobre as mandalas. Uma vez, um amigo me contou, que um visitante chegou em sua casa e ao deparar-se com sua mandala pessoal de proteção que estava localizada exatamente na parede em cima do sofá da sala de estar, este sentiu-se tão mal que precisou ir embora. Meses depois esse amigo descobriu que o visitante era procurado pela polícia por assaltos a residências. Coincidência? eu não acredito nelas! Esse é o poder dos símbolos quando eles proporcionam uma conexão direta com o inconsciente. Assim, o recado vai lá no fundo da mente e volta para o consciente como uma espécie de mensagem.
Além disso, não podemos deixar de citar aqui o poder cromoterápico das mandalas, uma vez que elas trabalham muitas cores e sabemos que as cores são fontes inesgotáveis de energias.
Portanto, coloque a mão na massa, pesquise, leia e crie a sua mandala pessoal. Seja ela feita com pedras, cristais, sementes, madeiras ou pintada em um quadro com tinta, ou desenhada como uma tapeçaria, a criatividade é sua, aproveite! Mas, decore sua casa com uma belíssima mandala e observe os resultados.
Muita paz e luz sempre!
Muito Boa a explicação gostei muito parabéns ! ficou perfeita
ResponderExcluir